PRAGMATISMO
O pai do pragmatismo é Charles Sanders Peirce
Está fundamentado no trabalho de Heráclito (Éfeso, sec VI a.C.)
Ensina a relatividade de toda realidade.
Ênfase na percepção e na experiência – só se pode entender aquilo que se sente.
Para Heráclito, tudo é virar-se, tudo muda e tudo se transforma; o mundo, bem como o homem e as coisas estão em transformação constante e sem fim. Segundo ele, “as coisas são como um rio; não há nada permanente”.
Vertentes
- Transformação é a essência da realidade;
- A realidade é a soma de tudo o que experimentamos;
- A combinação e a intersecção do homem com o meio é responsável pelo que é real;
- O mundo só tem significado na medida em que o homem imprime nele o seu significado;
- Máxima grega: “O homem é a medida de toda as coisas”.
- Os meios e os fins da educação devem ser flexíveis e abertos a uma constante revisão;
- A educação é a vida e não uma preparação para ela;
- O homem não se limita a receber o conhecimento, ele mesmo o faz;
- O conhecimento é uma transação entre o homem e o meio;
- A verdade é o que o homem conclui depois de ter cuidadosamente investigado a situação, ou seja, a posteriori;
- A verdade, é portanto, relativa e variável;
- Os valores são relativos: Os cânones morais e estéticos são passivos de alteração no desenvolvimento de uma cultura;
- A ética é circunstancial: o que é certo ou errado é determinado pela circunstância;
- A educação nada mais é senão um processo que nunca termina.
Proposta metafísica – a experiência, na sua constante mudança, é a essência do universo e da existência do homem.
Objetivo educacional – proporcionar e enriquecer as experiências, para proporcionar melhores experiências.
Conteúdo educacional – baseado na experiência humana imediata, prática. É focado nas necessidades sociais atuais.
Papel do professor – membro do grupo de aprendizagem que serve como guia, facilitador e “provedor de experiências”.
Papel do aluno – ele é um “colecionador de experiências”; alguém que aprende a fazer escolhas.
Estética – a beleza está nos olhos de quem vê (ponto de vista individual e particular).
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