terça-feira, 18 de maio de 2010

Filosofia da Educação Cristã - Pragmatismo

PRAGMATISMO

O pai do pragmatismo é Charles Sanders Peirce

Está fundamentado no trabalho de Heráclito (Éfeso, sec VI a.C.)

Ensina a relatividade de toda realidade.

Ênfase na percepção e na experiência – só se pode entender aquilo que se sente.

Para Heráclito, tudo é virar-se, tudo muda e tudo se transforma; o mundo, bem como o homem e as coisas estão em transformação constante e sem fim. Segundo ele, “as coisas são como um rio; não há nada permanente”.

Vertentes

  1. Transformação é a essência da realidade;
  2. A realidade é a soma de tudo o que experimentamos;
  3. A combinação e a intersecção do homem com o meio é responsável pelo que é real;
  4. O mundo só tem significado na medida em que o homem imprime nele o seu significado;
  5. Máxima grega: “O homem é a medida de toda as coisas”.
  6. Os meios e os fins da educação devem ser flexíveis e abertos a uma constante revisão;
  7. A educação é a vida e não uma preparação para ela;
  8. O homem não se limita a receber o conhecimento, ele mesmo o faz;
  9. O conhecimento é uma transação entre o homem e o meio;
  10. A verdade é o que o homem conclui depois de ter cuidadosamente investigado a situação, ou seja, a posteriori;
  11. A verdade, é portanto, relativa e variável;
  12. Os valores são relativos: Os cânones morais e estéticos são passivos de alteração no desenvolvimento de uma cultura;
  13. A ética é circunstancial: o que é certo ou errado é determinado pela circunstância;
  14. A educação nada mais é senão um processo que nunca termina.

Proposta metafísica – a experiência, na sua constante mudança, é a essência do universo e da existência do homem.

Objetivo educacional – proporcionar e enriquecer as experiências, para proporcionar melhores experiências.

Conteúdo educacional – baseado na experiência humana imediata, prática. É focado nas necessidades sociais atuais.

Papel do professor – membro do grupo de aprendizagem que serve como guia, facilitador e “provedor de experiências”.

Papel do aluno – ele é um “colecionador de experiências”; alguém que aprende a fazer escolhas.

Estética – a beleza está nos olhos de quem vê (ponto de vista individual e particular).

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