sexta-feira, 7 de maio de 2010

Filosofia da Educação Cristã - Aulas

Romanos 11:36

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Esse versículo responde as três perguntas famosas dos filósofos antigos:

· Quem sou eu?

· Da onde vim?

· Para onde vou?

Filosofia

Definição Academica – É a busca da verdade.

Definição Prática – Um sistema de valores e crenças que sustenta e dirige as nossas ações.

1. Sistema: Arcabouço.

2. Valores: Aquilo que escolhemos para nos fazer felizes.

3. Crenças – Aquilo que proclamamos como verdade.

Toda e qualquer postulação (afirmação) só é significativa se considerarmos Deus como referência maior. Sendo assim três axiomas gregos se fazem presentes:

I. Não existe verdade fora de Deus

II. Deus é verdade

III. Toda verdade é verdade de Deus

(Platão)

SL 36:9 / JO 14:6 / JO 16:13

Quem nos anuncia a verdade: O Espírito Santo

COMO PERCEBEMOS O MUNDO?

1. PERCEPÇÃO

Através dos 5 sentidos: Visão, Audição, Tato, Olfato, Paladar

2. APERCEPÇÃO

Perceber com a mente

Devido a variação de interpretações oriundas da percepção e apercepção, precisamos estabelecer um ponto de referência:

· Absoluto

· Eterno

· Independente do tempo, espaço e circunstâncias.

Ponto de Referência – Deus / Bíblia

Os princípios bíblicos são atemporais

Atualmente vivemos em uma torre de Babel Intelectual

· Que gera uma personalidade intelectual dupla

· Que gera uma esquizofrenia intelectual

O homem moderno age da seguinte forma:

1. Acredita que o ser humano e a terra chegaram por acidente, mas precisam por leis, ordens, propósitos e design inteligente no mundo criado.

2. Zomba da fé cristã, mas acredita em poderes sobrenaturais.

3. Batalha contra os moldes cristãos, mas tenta estabelecer regras de convivência na sociedade.

4. Aceita como verdade só aquilo que pode ser cientificamente provado, mas especula e elabora sobre eventos que aconteceram antes da possível medição do processo cientifico.

( INCONSISTÊNCIA )

METAFÍSICA

( META – DEPOIS/ALÉM + PHISIKA – COISAS FÍSICAS )

A metafísica é o ramo do conhecimento especulativo. Busca descobrir o que é real. A metafísica é qualquer idéia ou atividade em que ou pela qual o individuo presume dizer algo significativo sobre a natureza de alguma coisa.

Três áreas fundamentais de estudo da metafísica:

  1. Teologia – Deus
  2. Antropologia – Homem
  3. Cosmologia - Mundo

EPISTEMOLOGIA / GNOSIOLOGIA

( EPISTEME – CONHECIMENTO + LOGOS – ESTUDO )

É a teoria geral do conhecimento, incluindo o método cientifico. É um dos seus ramos tradicionais da filosofia – os outros 5 são:

· Lógica

· Política

· Estética

· Ética

· Metafísica

AXIOLOGIA

( AXIO – VALOR + LOGOS – ESTUDO )

É o estudo da filosofia que estuda os tipos de valores, os critérios de valores e os julgamentos sobre os valores em três sistemas básicos:

  • Ética – o que é certo e o que é errado
  • Religião – o que é verdadeiro e o que é falso
  • Estética – o que é belo e o que é desprovido de beleza

IDEALISMO

( ACONTECE NA MENTE )

Platão – Pai do Idealismo

  • Platão é filosofia, filosofia é Platão
  • Nasceu em 427 a.C em Atenas
  • Morreu em 347 a.C em Atenas
  • Discípulo de Sócrates
  • Preceptor de Aristóteles
  • Fundados da Academia em 387 a.C

ü O Sistema educacional iniciou-se na escola Platônica.

  • As suas obras incluem os diálogos socráticos, os diálogos polêmicos, os diálogos da maturidade e os diálogos da velhice.

Metáfora – Caverna de Platão

  • Ilustra a diferença entre a realidade e a irrealidade.

  • Pensamento Platônico:

ü É uma sombra imperfeita de uma realidade perfeita. Tudo o que temos vivido aqui é uma cópia imperfeita da realidade.

ü Platão influenciou várias pessoas de que o que vivemos aqui é uma irrealidade daquilo que futuramente será real

( Pontos Notáveis )

  • Se preocupa com valores absolutos.
  • Se refere a conceitos que existem a priori. (apercepção).
  • A essência da metafísica. (aquilo que vai além do corpo – alma/espírito).
  • Acontece independente do mundo da experiência. (as coisas ideais acontecem na sua mente).
  • Lida com aquilo que é mental e espiritual.
  • A realidade se encontra no mundo mental e não no mundo fora da mente.
  • Toda a realidade que experimentamos é uma irrealidade, reflexo imperfeito da realidade produzida em nossa mente.

( Aplicação Prática na Educação )

  • Proposta Metafísica – os traços humanos mais importantes são a mente e o espírito.
  • Objetivo Educacional – O desenvolvimento direto da razão e do caráter.
  • O conteúdo Educacional – A busca do ideal em todas as áreas.

[ É encontrado nos livros impressos que produzem a história da humanidade, dos exemplos e do reflexo imperfeito da realidade em busca daquilo que é ideal.

A literatura das línguas, a ciência, a história... busca do ideal em todas as áreas.]

ü O papel do Professor – Ele serve o aluno como exemplo vivo do que o aluno deve seguir e se tornar.

ü O papel do Aluno – Ele é um ser espiritual no processo de transformação.

ü A Estética – O melhor artista é aquele que representa o significado interior

Ø O pai do idealismo moderno é o Bispo Berkeley.

REALISMO

Não depende da “mente” mas existe independente do observador. O realismo se preocupa com o homem e suas instituições como elas são, ao invés de como elas devem ser. É focado em epistemologia

EPISTEMOLOGIA

(GNOSIOLOGIA)

É a teoria do conhecimento, incluindo o método cientifico. É um dos 6 ramos tradicionais da filosofia, os outros 5 são:

  • Lógica
  • Política
  • Estética
  • Ética
  • Metafísica

ARISTÓTELES é o pai do realismo. Nasceu em 384 a.C na Grécia. Ingressou aos 17 anos na academia de Platão e nele permaneceu por 20 anos.

Ø Desenvolveu além da teoria das idéias.

Ø Foi preceptor de Alexandre, o grande.

Ø Começou um estudo sistemático de todas as áreas do ensino.

PONTOS NOTÁVEIS:

  1. A realidade não depende da mente, mas existe em sua essência e é governada por leis imutáveis que também governam o comportamento do homem.

  1. Aristóteles dividia a realidade em forma e matéria.

A MATÉRIA é a substância que todos nós temos em comum e nela reside o principio da potencialidade

Ø PRINCIPIO DA POTENCIALIDADE – REORGANIZAÇÃO DA MATÉRIA, AFIM DE DAR UMA MAIOR DURABILIDADE A MESMA.

POTENCIAL DE MELHORAR OU NÃO UMA MATÉRIA.

A FORMA é o fator distintivo da matéria e nela reside o princípio da realidade

  1. Tanto o estudo da matéria como o da forma geraram as leis da ciência que descrevem os fatos da realidade e as leis morais que prescrevem como deve ser essa realidade.

  1. O realismo acredita na realidade da matéria e o universo não é uma ilusão ou reflexo, mas uma realidade.

  1. O que é real existe fora do espírito.

  1. A característica mais significativa do universo é sua realidade permanente e duradoura.

  1. Conseqüentemente a aplicação do realismo na educação acontece da seguinte forma:

i) Propósito Metafísica – O universo é compreendido do uso da inteligência.

ii) Objetivo Educacional - Entender o universo através do intelecto.

iii) Conteúdo Educacional – Estudo direto do universo físico, suas leis e padrões, que geram um raciocínio coerente no processo dedutivo e indireto de pessoas.

iv) O papel do professor – Ele é simplesmente um guia.

v) O papel do aluno – Uma maquina a ser programada.

vi) A Estética – O melhor artista é aquele que segue a lógica, a ordem e representa o mundo como ele é.

vii) O pai do realismo moderno: John Amos Comenius

Pensamento Dedutivo:

Ex.




Premissa: Todo homem é mortal

Premissa: Marcelo é um homem CLARO / OBJETIVO / DIRETO

Conclusão: Marcelo é mortal

Pensamento Indutivo:

Ex.

Premissa: Roberto é o melhor cantor do coral

Conclusão: Roberto serão líder espiritual da mocidade

Preposição: [ Pensamento Questionável ]

PERENALISMO

  • O pai do perenalismo é Thomás de Aquino

  • Nasceu na Itália em 1225.

  • Uniu os estudos de Agostinho (354d.c – 430d.c)

  • Completou a filosofia de Aristóteles e fez a fusão da filosofia com a Era Cristã.Respondeu as perguntas dos filósofos ( Quem sou eu? Da onde vim? Para onde vou?)

  • Estabeleceu os dogmas perenes do cristianismo baseados na palavra de Deus

  • Além da essência, está a existência

Para Thomás de Aquino a essência está corrompida, mas a existência pode resgatar o imperfeito da essência.

  • Na essência reside o principio da potencialidade e na existência existe o principio da realidade.

  • Thomás de Aquino: “ A fé começa quando chegamos no limite da razão ”

Como chegamos no limite da razão? ESTUDANDO, desenvolvendo o raciocínio.

  • Thomás de Aquino: “ Como podemos unir a fé com a razão?

O Espírito Santo é o agente dessa união ( Romanos 12 )

OS PILARES DO PERENALISMO

1. Os homens são basicamente os mesmos em toda a parte do mundo, logo a educação deve ser a mesma.

2. Sendo o raciocínio o atributo tangível mais elevado do homem, a educação deve se concentrar em desenvolver “esse raciocínio”

( Maximização do raciocínio )

3. O único tipo de adaptação que deve ter a educação é a adaptação à verdade que é bíblica, que é imutável.

4. A educação não é uma imitação da vida, mas uma preparação para ela.

5. Deve se ensinar às crianças verdades bíblicas para impactar o seu viver.

6. O entendimento do mundo ao nosso redor é melhor estudado através dos grandes livros de literatura, filosofia, história e ciência.

Proposta Metafísica: os seres humanos, através do uso do intelecto e da vontade, devem melhor entender Deus, o universo e a criação.

Objetivo Educacional: desenvolver o intelecto e a vontade

Conteúdo Educacional: os grandes livros.

O papel do professor: ele é um disciplinador mental com faculdades lógicas e emocionais altamente desenvolvidas. Ele é um orientador benevolente.

O papel do aluno: é um ser racional em busca da verdade, querendo desenvolver o seu lado espiritual.

A Estética: Aquilo que é belo não pode ser contemplado fora daquilo que é correto, bom e verdadeiro. A arte perenalista celebra a verdade e a ordem divina.

PRAGMATISMO

  • O pai do pragmatismo é Charles Sanders Pierce, nasceu em 1839 e faleceu em 1914. ( Filósofo Americano ).

  • Seus estudos foram fundamentados nos trabalhos de Heráclito ( Heráclito – Éfeso VI a.C)

  • Ensina a relatividade de toda a realidade.

  • Ênfase na “percepção” e na “experiência” ( só se pode entender aquilo que se sente) - (aquilo que é realidade para você, não é realidade para outra pessoa).

  • Para Heráclito, tudo é vir-a-ser, tudo muda e tudo se transforma, o mundo, bem como o homem.

  • Heráclito reconhece que o de-vir tem uma causa e obedece uma lei. (Para Heráclitoo homem é um fluxo, ele está sempre em evolução).

VERTENTES

1. Transformação é a essência da realidade.

2. A realidade é a soma de tudo que experimentamos (experimentar com sua percepção).

3. A combinação e a intersecção do homem com o meio ambiente é responsável pelo que é real.

4. O mundo só tem significado na medida em que o homem imprime nele seu significado.

5. Máxima grega: “O homem é a medida de todas as coisas”.

6. O meios e os fins da educação devem ser flexíveis e abertos a constante revisão.

7. A educação é vida e não uma preparação para a vida.

8. O homem não se limita a receber conhecimento, ele mesmo o faz.

9. O conhecimento é uma transação entre o homem e o meio ambiente.

10. A verdade é o que o homem conclui depois de ter cuidadosamente investigado a situação ou seja a posteriori.

11. A verdade é portanto relativa e variável.

12. Os valores são relativos: Os cânones morais e estéticos são passivos de alteração no desenvolvimento de uma cultura.

13. A ética é circunstancial: o que é certo ou errado é determinado pela circunstância. (os meios justificam os fins e os fins justificam os meios) Essa vertente é o ápice do pragmatismo.

14. A educação nada mais é se não um processo que nunca termina.

Prooposta Metafisica: a experiência, na sua constante mudança é a essência do universo e da existência do homem.

Objetivo Educacional: Proporcionar e enriquecer as experiências, para proporcionar melhores experiências.

Papel do Professor: Membro do grupo de aprendizagem que serve como guia, facilitador e “provedor de experiências”

Papel do Aluno: “colecionador de experiências”, alguém que aprende a fazer escolhas.

Conteúdo Educacional: baseado na experiência humana, imediata, prática. É focado nas necessidades sociais atuais.

Estética: a beleza está nos olhos de quem vê (ponto de vista individual e particular)

Em sua filosofia, Pierce dá vazão ao pecado, pois a defesa é que o homem é quem impõe os limites.

EXISTENCIALISMO

Sistema Filosófico estabelecido por Soren Kiekegard e Jean Paul Sartre, que acreditam no indivíduo e em sua singularidade como realidade única.

Jean Paul Sartre (1905-1980): Filósofo francês, fundador do existencialismo. Estabelece e desenvolve a teoria da liberdade, onde a única regra é ser livre. Para Sartre, a existência antecede a essência, em nela não há dogmas, mas autenticidade.

Soren Kiekegard (1813-1855): Teólogo e Filósofo dinamarquês, fundador do existencialismo cristão. Para Kiekegard, não existe certeza de nada, conseqüentemente damos um pulo de fé, esperando que dê certo. A absurdidade da vida nos impulsiona a um ato insano de crer naquilo que não acreditamos.

O existencialismo é baseado em dois grandes pilares: Escolha e Percepção

Uma vez que o mundo não faz sentido:

- A angustia é constante no âmago do indivíduo. Ninguém tem certeza de nada. A angustia e ansiedade atual movem a vontade de escolher.

Uma vez que a existência é finita:

- A escolha mais importante para o existencialista é determinar o momento que dará fim a sua existência.

(Morte física/Alienação moral/Intelectual/Relacional)

VERTENTES

1. Percepção e escolha são valores imprescindíveis.

2. A existência precede a essência.

3. O universo não tem significado nem propósito.

4. O homem possui liberdade absoluta nesse universo sem significado e sem propósito.

5. O homem faz se a si mesmo.

6. A finidade é característica mais significativa da condição humana.

7. Os únicos valores aceitáveis são aqueles que você adotou livremente.

8. A base da moralidade é a liberdade.

9. O objeto do homem é a auto realização que se encontra na maior conscientização dos fatos.

10. O homem aumenta a sua conscientização, exerce liberdade e descobre o absoluto do mundo.

11. A angustia é o resultado de sua liberdade e é isso que move sua vontade.

12. A maior escolha que um existencialista pode fazer é definir sua finitude.

Proposta Metafísica: Através de escolhas, o homem é responsável pela sua própria vida. A percepção é essencial para gerar melhores escolhas.

Objetivo Educacional: Aumentar a percepção para propor melhores escolhas.

Papel do Professor: Ele é um aprendiz que se funde no processo de aprendizagem com o aluno. Psicologia e Sociologia são a sua base.

Papel do Aluno: Alguém que quer maximizar a sua percepção para ter escolhas mais abrangentes e livres.

Conteúdo Educacional: Não é baseado na matéria do aluno, mas na atitude do aluno em relação a matéria.

Estética: A referência do belo está em você.

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