quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Resumo da Matéria

Eclesiologia

A Doutrina da Igreja

Intro: É um estudo que trata sobre a igreja de Deus. (ITm. 3:15) (Ef. 5:25)

1. A NATUREZA DA IGREJA

A. Definições. A palavra grega para igreja é (Ecclesía), que tem como sentido “chamado para fora”, “uma assembléia convocada”.

i. Uma reunião. No sentido religioso, (ICo. 11:18).

ii. O povo. Era usada propriamente o povo “os cristãos” (At. 8:1).

iii. Uma região. Usada para indicar um grupo de uma determinada região (ICo. 16:19).

iv. Sentido geral. Um sentido muito mais amplo de uma reunião universal (MT. 16:18).

B. Igreja universal. A igreja é considerada de duas formas, organismo e organização.

i. O começo da igreja. A igreja universal, não é o Israel espiritual de Deus (Mt. 16:18), o corpo universal de Cristo começou sua formação com o Batismo do Espírito Santo (At. 1:5), ou seja no pentecoste (At. 2)

ii. A igreja e o reino. Outro engano é comparar a igreja como o reino de Deus.

Alguns conceitos sobre reino:

A criação toda é reino de Deus (Sl. 103:19)

Israel é o reino de Deus (Ex. 19:6)

A igreja é o reino de Deus (Ap. 1:16)

Um futuro governo de Deus (ICo. 15:28)

iii. Símbolos bíblicos para igreja universal.

Corpo (Rm.12:4-5) / Rebanho (IPe.5:1-4) / Edifício (IPe.2: 4-8) / Lavoura (ICo.3:5-9) / Templo (ICo.3:6-7) / Vagem pura (IICo.11:2) / Raça Eleita (IPe.2:9) / Sacerdócio Real (IPe.2:9) / Nação Santa (IPe.2:9) / Candeeiro (Ap.1:12-16).

C. Igreja local. Uma organização, que promove a comunhão entre os crentes.

2. O PROPÓSITO DA IGREJA LOCAL

Alguns aspectos da função da igreja.

  1. Função de adorar. (Jo. 4:23-24)
  2. Função de ensinar. (Ef. 4:11-13)
  3. Função de comungar. (Rm. 12:3-8)
  4. Função de evangelizar. (MT. 28:19)
  5. O absoluto da igreja, podemos mudar a forma mais jamais a suas funções.

3. OGOVERNO DA IGREJA LOCAL

A. Formas de governo humano. Existem varias formas de governo no mundo sim também existem varias formas de governo eclesiástico.

i. Teocracia. Uma forma de governo onde o poder emana de direito de Deus.

ii. Monarquia. Uma forma de governo na qual o poder supremo é exercido por um rei.

iii. Oligarquia. Uma forma de gov. monopolizada a um pequeno grupo, que gov. por decretos (no casso governo militar).

B. Um governo espiritual. O gov. é teocrático, no sentido de que é Deus quem reina e governa sobre seu povo, pois a Bíblia apresenta Jesus como cabeça da igreja (Ef.1:22). Porém, o Senhor não quer governar sozinho, por isso Ele constituiu cooperadores, os pastores, uma espécie de governo monárquico. Porém o pastor não dirige sozinho, ele tem uma liderança formada, uma forma de governo oligárquico. E por fim a democracia, pois as decisões acabam sendo tomadas por assembléia.

C. Hierarquia apresentada. A Bíblia, insiste em uma submissão mutua entre os líderes e os que estão debaixo de sua liderança (IPe. 3:7).

D. A hierarquia bíblica.

Quem exerce autoridade. Responsabilidade de quem tem autoridade.

Governo. Rei, Presidente ITm. 2:1-2 / Negócio. Patrão Ef. 6:6 / Igreja. Presbíteros, Bispos e Pastores At. 20:28 / Marido. ICo. 11:3 / Pais. Ef. 6:4.


Quem está sob autoridade. Responsabilidade de quem sob autoridade.

Governo. Cidadão Rm. 13:6-7 / Negócio. Empregado Ef. 6:5-6 / Igreja. Membros ITs. 5:12 / Marido. Esposa Cl. 3:8 / Pais. Filhos Ef. 6:1.


E. Os oficiais da igreja. A Bíblia nos ensina sobre o ministério e as funções no corpo de Cristo (Ef. 3:3-11).

  • A igreja Católica tem um governo mundial exercido pelo Papa.
  • As igrejas episcopais, tem os bispos com autoridade regional.
  • As igrejas presbiteriana, tem os presbíteros.
  • As igrejas batistas e outras que adotam o sistema de independência, não tem uma autoridade oficial de governo além da congregação local. Sob a orientação de E.S a congregação elege seus oficiais (At. 14:23)

Pastores. As igrejas eram incentivadas a elegerem seus pastores (At. 14:23), e não somente isso mas a seguir e respeitar a liderança de seu pastor.

  1. As funções do presbítero: liderar a igreja (Hb.13:7) / pastorear o rebanho (IPe.5:1-2) / presidir (ITm.5:17) / ensinar (Ef.4:11).
  2. As qualificações do presbíteros: (ITm.3:2-7). Não é uma opção, e sim uma exigência, o homem que almeja o episcopado deve ter uma vida exemplar.
  3. A ordenança do presbitério. É uma confirmação da igreja local (ITm. 3:10)
  4. Diáconos. Devem ser homens de boa reputação, cheio do Esp. Santo, e de sabedoria, etc. (At. 6).

4. A DISPLINA NA IGREJA

a. O princípio da Disciplina. Ela exprime um principio divino (Dt.28: 15-68)

b. O propósito da disciplina na igreja. (cai na prova)

i. Honrar a Jesus através da obediência aos seus mandamentos.

ii. Restaurar pecadores em amor e temor (Gl.6:1).

iii. Manter a pureza do corpo (ICo.5:1-5).

iv. Dissuadir outros do pecado. (ITm.5:20).

c. Principiais textos que tratam do ensino e da aplicação da disciplina.

i. Um irmão em pecado deve ser: confrontado, reprovado. Excluído da igreja quando se recusar se arrepender. (Mt.18:15-20).

ii. Devemos tratar o pecado com seriedade, a sensibilidade do Esp. Santo ao pecado, o juízo de Deus as vezes bem rápido (At.5-11)

iii. Paulo trata o pecado publico e não arrependido. Sentir tristeza por causa do pecado, julgar o pecado não arrependido, excluir o membro em pecado (ICo.5:1-5)

iv. A igreja tem que ativar os desobedientes insubmissos. (ITs.5:14)

v. Os membros da igreja alem de advir o irmão indisciplina deve também se afastar dele (IITs.3:6-15)

vi. O pecado persistente de um líder deve ser tratado publicamente. (ITm.5:20)

vii. Devemos afastar de pessoas que causam divisões na igreja (Tt.3:10)

d. A metodologia do disciplina.

i. O pecado deve ser atestador por uma pluralidade de testemunhas. (ITm.5:19)

ii. A maneira bordar o irmão em pecado deve seguir as orientações de Cristo (MT.18:15-20). 1- vai argui-lo entre ti, e ele só. 2- senão te ouvir leva duas ou três testemunhas. 3- se não ouvi-lo leva á igreja. 4- se recusar ouvir também a igreja, considere-o como gentio e publicano.

  1. AS ORDENANÇAS DA IGREJA LOCAL

Encontramos no NT., duas ordenanças dadas por Cristo para a igreja “Batismo” (MT.28:19) e a “Ceia” (Mt.26:26-29).

  1. O batismo

i. Quem deve ser batizado? Se crente já se arrependeu de seus pecados (At.2:38)

ii. Como deve ser batizado? Por imergir ou mergulhar (At.8:38)

iii. Quando alguém deve ser batizado? Logo após a experiência da salvação (At.8:37)

iv. O que Jesus disse sobre o batismo. (MT.28:18-20) (Mc.16:16)

v. A pratica Apostólica. 1- no dia de pentecoste At.2:38-41 / 2- Os samaritanos At.8:12 / 3- O etíope eunuco At.8:36-38 / 4- Paulo At.9:17-18 / 5- Cornélio e sua família At.10:44-48 / 6- Lidia e sua família At.16:13-15 / 7- O carcereiro At.16:30-31 / 8- Crispo e os coríntios At.18:8 / 9- Os doze efésios At.19:4-5.

b. A ceia

i. Quando foi estabelecida? Segundo Paulo na noite em que Cristo foi traído (ICo.11:23)

ii. Qual é seu significado? A ceia é um ato comemorativo a morte de Jesus. Ela também é uma demonstração da comunhão entre crentes. Nossa união na igreja (ICo.10:17).

iii. Quem pode participar da ceia? O Senhor determina os participantes (ICo.10:21)

1- É um ato destinado aos salvos ICo.11:27-28.

2- Outra coisa a se notar é que as igrejas se reuniam para celebrar a ceia ICo.11:20.

3- A ceia deve ser para aqueles que apresentam no momento do memorial, uma vida digna diante de Deus.

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